Avaliação Comercial e Tecnológica
Informações Comerciais
O objetivo desta seção é capturar informações demográficas e estratégicas da. Essas informações são críticas para alinhar a proposta de tecnologia aos objetivos comerciais-chave de seu negócio.
Dados Demográficos da Empresa
- Tempo de atividade
- Número de locais
- Número de funcionários (por local)
- Número de PCs/dispositivos (por local)
- Vendas anuais
- Área geográfica de abrangência
Principais Atividades da Empresa
- Em que linha de trabalho a empresa está envolvida? (Ex.: serviços, varejo.)
- Quem são seus clientes (Ex.: escolas, hospitais)?
- Com quem sua empresa se comunica e troca informações regularmente? (Por exemplo: fornecedores, clientes, parceiros, provedores.)
Equipe Principal
- Montar planilha
Visão e Estratégia
Esta seção ajuda a obter uma compreensão clara das metas e da direção da empresa do ponto de vista do proprietário ou dos diretores de operações. Isso nos fornecerá orientações sobre como priorizar suas recomendações de soluções.
- Qual é o objetivo da empresa?
- Qual é a estratégia ou a visão comercial da liderança executiva?
- Quais são as principais metas nos próximos 12 meses?
Visão Geral do Panorama de TI Atual
- Existe uma rede?
- Atualmente, o que a rede representa para a empresa?
- Como uma rede poderia ajudar sua empresa?
Visão de TI
- Você considera a tecnologia como um ativo, uma despesa ou uma necessidade? Por quê?
Experiência de TI/Recursos da Equipe/Suporte
- Quem é responsável pelo suporte de tecnologia na sua organização? O suporte é terceirizado?
- Qual é o nível de experiência de sua equipe?
Instalações/Ambiente
- Enviar planta baixa digitalizada em arquivo de imagem.
Principais Proj. da Empresa – Atuais/Futuros
- Houve alguma mudança nos últimos 12 meses que terá impacto sobre as demandas de tecnologia?
- Existem mudanças futuras que aumentarão a dependência da tecnologia?
Questões de Regulamentação ou Conformidade
- Quais questões de regulamentação ou conformidade você enfrenta em seu setor?
Gerenciamento do Ciclo de Vida
- Existe uma diretiva ou um plano de gerenciamento do ciclo de vida de TI em vigor?
- Com que freqüência você atualiza ou substitui o hardware?
- Como é o processo de tomada de decisões para o planejamento e as aquisições de TI?
Orçamento Anual de Tecnologia e Ano Fiscal
- Existe um orçamento anual de TI?
- Atualmente, como você determina o valor que pode gastar com tecnologia?
Processo de Compras da Empresa
- Defina as etapas realizadas na aquisição de produtos e serviços de TI.
- De quem é a decisão final de compra?
Principais Pontos Problemáticos
- Quais são os três principais pontos problemáticos em sua empresa?
- Quais recursos ou funções de tecnologia o entusiasmam?
SWOT
A Análise SWOT é uma forma eficiente de identificar os Pontos Fortes e Fracos e de examinar as Oportunidades e Ameaças com as quais seu cliente potencial se depara.
Pontos Fortes:
- O que sua empresa faz bem?
- Por que os clientes potenciais escolhem sua empresa e não outras?
Pontos Fracos:
- Em quais áreas sua empresa poderia melhorar?
- Algum de seus pontos fracos pode ameaçar seriamente a sua empresa?
Oportunidades:
- Como você encontra ou identifica oportunidades comerciais?
- Quais são as oportunidades positivas para sua empresa?
Ameaças:
- Quais obstáculos sua empresa enfrenta?
- Quem você considera seu principal concorrente e o que eles fazem de maneira diferente de seu modelo comercial atual?
Processos, Diretivas e Procedimentos Comerciais
Gerenciamento e Acesso a Documentos
- Você gostaria de reduzir a quantidade de papel usado em sua empresa?
- Você gostaria de mover informações eletronicamente em vez de imprimi-las e transportá-las fisicamente?
- Com que freqüência os funcionários precisam acessar documentos compartilhados?
Metodologia de Comunicação
- Você vê algum valor na comunicação mais direta com os fornecedores?
- Como é a utilização do email na empresa?
- Como a Internet é usada?
Gerenciamento de Contatos com Clientes
- Atualmente, como você gerencia os contatos com os clientes potenciais?
- Quais informações você registra?
- Que ferramentas você usa para acompanhar as atividades de serviços aos clientes?
- Você realiza atividades de serviço que precisam ser acompanhadas e cobradas?
Marketing e Relações Públicas
- Como você se apresenta a seus clientes potenciais?
- Como você usa tecnologia para melhorar o marketing?
Continuidade dos Negócios e Recuperação de Desastres
- Existe um plano de recuperação de desastres? (Se sim, enviar cópia) Você já considerou como lidaria com um desastre?
- Você atualiza seu plano de recuperação ou realiza exercícios práticos regularmente?
- A cobertura de seu seguro foi revisada para garantir que seja adequada e completa?
Presença na Internet
- Existe um site atualmente?
- Se não, isso já foi considerado?
- Se existir, quais são os objetivos do site?
- Você já recebeu algum comentário público ou de clientes em relação ao site?
Avaliação Tecnológica - Examinar a Tecnologia Existente
Aplicativos Comerciais
- O que você usa como principal software de aplicativo comercial?
- Existem contratos de manutenção para os aplicativos comerciais?
- Existem processos comerciais aos quais seus aplicativos atuais não atendem?
- Você gostaria de discutir o desenvolvimento de uma solução para atender especificamente aos processos comerciais problemáticos?
Infra-estrutura de Rede
- A velocidade atual da rede é adequada?
Conectividade, Internet e Email
- Qual é seu provedor atual de conectividade com a Internet?
- Qual é o tipo e a velocidade da conexão?
- O uso da Internet é essencial para sua empresa?
- Você usa programas de mensagens instantâneas interna e/ou externamente?
- São necessárias caixas de email em grupo? Existem grupos de funcionários para distribuição?
- Quem hospeda seus emails?
- Quem controla ou hospeda seus registros DNS de nomes de domínio públicos?
Conexão Sem Fio
- Existe uma rede sem fio no momento?
- Se existir, ela atende aos seus requisitos?
- Qual é seu provedor atual de serviços de celular ou dispositivos móveis?
- Que tipos de dispositivos móveis seus funcionários usam atualmente?
- Você assina dados móveis?
- Você gostaria de discutir a possibilidade de usar dispositivos móveis para aumentar a produtividade?
Armazenamento de Rede
- Onde são armazenados seus dados?
- Quem tem acesso aos arquivos?
- Quanto espaço em disco rígido você usa no momento e quanto usou no último ano?
- Por quanto tempo é necessário que os dados fiquem online?
Energia
- Com que freqüência você tem problemas de energia? Se já houve algum problema, quando foi o último incidente?
- Existe alguma proteção de energia em uso atualmente?
- Você é capaz de lidar com uma longa interrupção no fornecimento de energia?
Telefonia
- Você está familiarizado com a Telefonia IP? Que vantagens ela oferece para empresas como a sua?
- Descreva o destino de suas chamadas telefônicas recebidas/enviadas típicas.
Examinar Diretivas/Processos de Tecnologia
Gerenciamento de Tecnologia
- Você precisa ser capaz de gerenciar o servidor de fora do escritório?
- O que acontece quando você está de férias?
- Os usuários têm permissão para instalar software e configurar seus próprios computadores?
Segurança
- Existem informações em dispositivos, como laptops ou PDAs, cuja perda prejudicaria sua empresa?
Backup
- Como você protege os dados em estações de trabalho locais?
- Como é o processo de backup atual? Quando é feito o backup dos dados e onde os backups são armazenados?
- De quais arquivos é feito backup e de quais arquivos ele DEVERIA ser feito?
Monitoramento e Manutenção Proativa
- Como é o processo de manutenção e monitoramento da rede?
- Seus parceiros de tecnologia oferecem suporte remoto? Quais ferramentas eles usam?
- Qual seria o valor de um programa de manutenção agendada de seus PCs? De dispositivos de rede?
Gerenciamento de Patches e Service Packs
- Quem é responsável pelo monitoramento e pela aplicação de patches e service packs?
- Os firewalls e roteadores foram atualizados para o firmware mais recente?
Armazenamento de dados
- Existem limites de armazenamento para cada usuário?
- É necessário compartilhar dados entre usuários?
Armazenamento de Email
- Qual é o armazenamento máximo a ser permitido por caixa de correio?
- Por quanto tempo os emails devem ser retidos?
Acesso Remoto
- Os funcionários precisam acessar recursos da empresa de suas residências ou de fora da rede? Quais são os recursos de que eles precisam?
- A produtividade melhoraria com um acesso maior? Qual seria o impacto sobre a empresa?
Treinamento
- Como os funcionários são treinados em novos aplicativos e tecnologia?
- Como o treinamento contínuo em tecnologia é realizado?
Suporte
- Como os funcionários solicitam suporte técnico?
- Como os problemas são resolvidos?
- Quem é responsável pelo suporte técnico?
Ativos de Tecnologia
- Como você controla os ativos de tecnologia?
- Como você controla os ativos de software?
Política de Uso Aceitável
- Existe uma política de uso aceitável? (Se sim, enviar cópia)
- Como você garante que os funcionários estejam cientes da política de uso aceitável?
Política de Segurança
- Existe uma política de segurança? (Se sim, enviar cópia)
- Como você garante que os funcionários estejam cientes da política de segurança?
Veja também
Renato Monteiro Batista
Engenheiro de Computaçãohttps://renato.ovh |