Avaliação Comercial e Tecnológica

Informações Comerciais

O objetivo desta seção é capturar informações demográficas e estratégicas da. Essas informações são críticas para alinhar a proposta de tecnologia aos objetivos comerciais-chave de seu negócio.

Dados Demográficos da Empresa

  • Tempo de atividade
  • Número de locais
  • Número de funcionários (por local)
  • Número de PCs/dispositivos (por local)
  • Vendas anuais
  • Área geográfica de abrangência

Principais Atividades da Empresa

  • Em que linha de trabalho a empresa está envolvida? (Ex.: serviços, varejo.)
  • Quem são seus clientes (Ex.: escolas, hospitais)?
  • Com quem sua empresa se comunica e troca informações regularmente? (Por exemplo: fornecedores, clientes, parceiros, provedores.)

Equipe Principal

  • Montar planilha

Visão e Estratégia

Esta seção ajuda a obter uma compreensão clara das metas e da direção da empresa do ponto de vista do proprietário ou dos diretores de operações. Isso nos fornecerá orientações sobre como priorizar suas recomendações de soluções.

  • Qual é o objetivo da empresa?
  • Qual é a estratégia ou a visão comercial da liderança executiva?
  • Quais são as principais metas nos próximos 12 meses?

Visão Geral do Panorama de TI Atual

  • Existe uma rede?
  • Atualmente, o que a rede representa para a empresa?
  • Como uma rede poderia ajudar sua empresa?

Visão de TI

  • Você considera a tecnologia como um ativo, uma despesa ou uma necessidade? Por quê?

Experiência de TI/Recursos da Equipe/Suporte

  • Quem é responsável pelo suporte de tecnologia na sua organização? O suporte é terceirizado?
  • Qual é o nível de experiência de sua equipe?

Instalações/Ambiente

  • Enviar planta baixa digitalizada em arquivo de imagem.

Principais Proj. da Empresa – Atuais/Futuros

  • Houve alguma mudança nos últimos 12 meses que terá impacto sobre as demandas de tecnologia?
  • Existem mudanças futuras que aumentarão a dependência da tecnologia?

Questões de Regulamentação ou Conformidade

  • Quais questões de regulamentação ou conformidade você enfrenta em seu setor?

Gerenciamento do Ciclo de Vida

  • Existe uma diretiva ou um plano de gerenciamento do ciclo de vida de TI em vigor?
  • Com que freqüência você atualiza ou substitui o hardware?
  • Como é o processo de tomada de decisões para o planejamento e as aquisições de TI?

Orçamento Anual de Tecnologia e Ano Fiscal

  • Existe um orçamento anual de TI?
  • Atualmente, como você determina o valor que pode gastar com tecnologia?

Processo de Compras da Empresa

  • Defina as etapas realizadas na aquisição de produtos e serviços de TI.
  • De quem é a decisão final de compra?

Principais Pontos Problemáticos

  • Quais são os três principais pontos problemáticos em sua empresa?
  • Quais recursos ou funções de tecnologia o entusiasmam?

SWOT

A Análise SWOT é uma forma eficiente de identificar os Pontos Fortes e Fracos e de examinar as Oportunidades e Ameaças com as quais seu cliente potencial se depara.

Pontos Fortes:

  • O que sua empresa faz bem?
  • Por que os clientes potenciais escolhem sua empresa e não outras?

Pontos Fracos:

  • Em quais áreas sua empresa poderia melhorar?
  • Algum de seus pontos fracos pode ameaçar seriamente a sua empresa?

Oportunidades:

  • Como você encontra ou identifica oportunidades comerciais?
  • Quais são as oportunidades positivas para sua empresa?

Ameaças:

  • Quais obstáculos sua empresa enfrenta?
  • Quem você considera seu principal concorrente e o que eles fazem de maneira diferente de seu modelo comercial atual?

Processos, Diretivas e Procedimentos Comerciais

Gerenciamento e Acesso a Documentos

  • Você gostaria de reduzir a quantidade de papel usado em sua empresa?
  • Você gostaria de mover informações eletronicamente em vez de imprimi-las e transportá-las fisicamente?
  • Com que freqüência os funcionários precisam acessar documentos compartilhados?

Metodologia de Comunicação

  • Você vê algum valor na comunicação mais direta com os fornecedores?
  • Como é a utilização do email na empresa?
  • Como a Internet é usada?

Gerenciamento de Contatos com Clientes

  • Atualmente, como você gerencia os contatos com os clientes potenciais?
  • Quais informações você registra?
  • Que ferramentas você usa para acompanhar as atividades de serviços aos clientes?
  • Você realiza atividades de serviço que precisam ser acompanhadas e cobradas?

Marketing e Relações Públicas

  • Como você se apresenta a seus clientes potenciais?
  • Como você usa tecnologia para melhorar o marketing?

Continuidade dos Negócios e Recuperação de Desastres

  • Existe um plano de recuperação de desastres? (Se sim, enviar cópia) Você já considerou como lidaria com um desastre?
  • Você atualiza seu plano de recuperação ou realiza exercícios práticos regularmente?
  • A cobertura de seu seguro foi revisada para garantir que seja adequada e completa?

Presença na Internet

  • Existe um site atualmente?
  • Se não, isso já foi considerado?
  • Se existir, quais são os objetivos do site?
  • Você já recebeu algum comentário público ou de clientes em relação ao site?

Avaliação Tecnológica - Examinar a Tecnologia Existente

Aplicativos Comerciais

  • O que você usa como principal software de aplicativo comercial?
  • Existem contratos de manutenção para os aplicativos comerciais?
  • Existem processos comerciais aos quais seus aplicativos atuais não atendem?
  • Você gostaria de discutir o desenvolvimento de uma solução para atender especificamente aos processos comerciais problemáticos?

Infra-estrutura de Rede

  • A velocidade atual da rede é adequada?

Conectividade, Internet e Email

  • Qual é seu provedor atual de conectividade com a Internet?
  • Qual é o tipo e a velocidade da conexão?
  • O uso da Internet é essencial para sua empresa?
  • Você usa programas de mensagens instantâneas interna e/ou externamente?
  • São necessárias caixas de email em grupo? Existem grupos de funcionários para distribuição?
  • Quem hospeda seus emails?
  • Quem controla ou hospeda seus registros DNS de nomes de domínio públicos?

Conexão Sem Fio

  • Existe uma rede sem fio no momento?
  • Se existir, ela atende aos seus requisitos?
  • Qual é seu provedor atual de serviços de celular ou dispositivos móveis?
  • Que tipos de dispositivos móveis seus funcionários usam atualmente?
  • Você assina dados móveis?
  • Você gostaria de discutir a possibilidade de usar dispositivos móveis para aumentar a produtividade?

Armazenamento de Rede

  • Onde são armazenados seus dados?
  • Quem tem acesso aos arquivos?
  • Quanto espaço em disco rígido você usa no momento e quanto usou no último ano?
  • Por quanto tempo é necessário que os dados fiquem online?

Energia

  • Com que freqüência você tem problemas de energia? Se já houve algum problema, quando foi o último incidente?
  • Existe alguma proteção de energia em uso atualmente?
  • Você é capaz de lidar com uma longa interrupção no fornecimento de energia?

Telefonia

  • Você está familiarizado com a Telefonia IP? Que vantagens ela oferece para empresas como a sua?
  • Descreva o destino de suas chamadas telefônicas recebidas/enviadas típicas.

Examinar Diretivas/Processos de Tecnologia

Gerenciamento de Tecnologia

  • Você precisa ser capaz de gerenciar o servidor de fora do escritório?
  • O que acontece quando você está de férias?
  • Os usuários têm permissão para instalar software e configurar seus próprios computadores?

Segurança

  • Existem informações em dispositivos, como laptops ou PDAs, cuja perda prejudicaria sua empresa?

Backup

  • Como você protege os dados em estações de trabalho locais?
  • Como é o processo de backup atual? Quando é feito o backup dos dados e onde os backups são armazenados?
  • De quais arquivos é feito backup e de quais arquivos ele DEVERIA ser feito?

Monitoramento e Manutenção Proativa

  • Como é o processo de manutenção e monitoramento da rede?
  • Seus parceiros de tecnologia oferecem suporte remoto? Quais ferramentas eles usam?
  • Qual seria o valor de um programa de manutenção agendada de seus PCs? De dispositivos de rede?

Gerenciamento de Patches e Service Packs

  • Quem é responsável pelo monitoramento e pela aplicação de patches e service packs?
  • Os firewalls e roteadores foram atualizados para o firmware mais recente?

Armazenamento de dados

  • Existem limites de armazenamento para cada usuário?
  • É necessário compartilhar dados entre usuários?

Armazenamento de Email

  • Qual é o armazenamento máximo a ser permitido por caixa de correio?
  • Por quanto tempo os emails devem ser retidos?

Acesso Remoto

  • Os funcionários precisam acessar recursos da empresa de suas residências ou de fora da rede? Quais são os recursos de que eles precisam?
  • A produtividade melhoraria com um acesso maior? Qual seria o impacto sobre a empresa?

Treinamento

  • Como os funcionários são treinados em novos aplicativos e tecnologia?
  • Como o treinamento contínuo em tecnologia é realizado?

Suporte

  • Como os funcionários solicitam suporte técnico?
  • Como os problemas são resolvidos?
  • Quem é responsável pelo suporte técnico?

Ativos de Tecnologia

  • Como você controla os ativos de tecnologia?
  • Como você controla os ativos de software?

Política de Uso Aceitável

  • Existe uma política de uso aceitável? (Se sim, enviar cópia)
  • Como você garante que os funcionários estejam cientes da política de uso aceitável?

Política de Segurança

  • Existe uma política de segurança? (Se sim, enviar cópia)
  • Como você garante que os funcionários estejam cientes da política de segurança?

Veja também

Renato Monteiro Batista
Renato Monteiro Batista
Engenheiro de Computação
https://renato.ovh
    
Renato Monteiro Batista

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