Avaliação Comercial e Tecnológica
Informações Comerciais
O objetivo desta seção é capturar informações demográficas e estratégicas da. Essas informações são críticas para alinhar a proposta de tecnologia aos objetivos comerciais-chave de seu negócio.
Dados Demográficos da Empresa
- Tempo de atividade
 - Número de locais
 - Número de funcionários (por local)
 - Número de PCs/dispositivos (por local)
 - Vendas anuais
 - Área geográfica de abrangência
 
Principais Atividades da Empresa
- Em que linha de trabalho a empresa está envolvida? (Ex.: serviços, varejo.)
 - Quem são seus clientes (Ex.: escolas, hospitais)?
 - Com quem sua empresa se comunica e troca informações regularmente? (Por exemplo: fornecedores, clientes, parceiros, provedores.)
 
Equipe Principal
- Montar planilha
 
Visão e Estratégia
Esta seção ajuda a obter uma compreensão clara das metas e da direção da empresa do ponto de vista do proprietário ou dos diretores de operações. Isso nos fornecerá orientações sobre como priorizar suas recomendações de soluções.
- Qual é o objetivo da empresa?
 - Qual é a estratégia ou a visão comercial da liderança executiva?
 - Quais são as principais metas nos próximos 12 meses?
 
Visão Geral do Panorama de TI Atual
- Existe uma rede?
 - Atualmente, o que a rede representa para a empresa?
 - Como uma rede poderia ajudar sua empresa?
 
Visão de TI
- Você considera a tecnologia como um ativo, uma despesa ou uma necessidade? Por quê?
 
Experiência de TI/Recursos da Equipe/Suporte
- Quem é responsável pelo suporte de tecnologia na sua organização? O suporte é terceirizado?
 - Qual é o nível de experiência de sua equipe?
 
Instalações/Ambiente
- Enviar planta baixa digitalizada em arquivo de imagem.
 
Principais Proj. da Empresa – Atuais/Futuros
- Houve alguma mudança nos últimos 12 meses que terá impacto sobre as demandas de tecnologia?
 - Existem mudanças futuras que aumentarão a dependência da tecnologia?
 
Questões de Regulamentação ou Conformidade
- Quais questões de regulamentação ou conformidade você enfrenta em seu setor?
 
Gerenciamento do Ciclo de Vida
- Existe uma diretiva ou um plano de gerenciamento do ciclo de vida de TI em vigor?
 - Com que freqüência você atualiza ou substitui o hardware?
 - Como é o processo de tomada de decisões para o planejamento e as aquisições de TI?
 
Orçamento Anual de Tecnologia e Ano Fiscal
- Existe um orçamento anual de TI?
 - Atualmente, como você determina o valor que pode gastar com tecnologia?
 
Processo de Compras da Empresa
- Defina as etapas realizadas na aquisição de produtos e serviços de TI.
 - De quem é a decisão final de compra?
 
Principais Pontos Problemáticos
- Quais são os três principais pontos problemáticos em sua empresa?
 - Quais recursos ou funções de tecnologia o entusiasmam?
 
SWOT
A Análise SWOT é uma forma eficiente de identificar os Pontos Fortes e Fracos e de examinar as Oportunidades e Ameaças com as quais seu cliente potencial se depara.
Pontos Fortes:
- O que sua empresa faz bem?
 - Por que os clientes potenciais escolhem sua empresa e não outras?
 
Pontos Fracos:
- Em quais áreas sua empresa poderia melhorar?
 - Algum de seus pontos fracos pode ameaçar seriamente a sua empresa?
 
Oportunidades:
- Como você encontra ou identifica oportunidades comerciais?
 - Quais são as oportunidades positivas para sua empresa?
 
Ameaças:
- Quais obstáculos sua empresa enfrenta?
 - Quem você considera seu principal concorrente e o que eles fazem de maneira diferente de seu modelo comercial atual?
 
Processos, Diretivas e Procedimentos Comerciais
Gerenciamento e Acesso a Documentos
- Você gostaria de reduzir a quantidade de papel usado em sua empresa?
 - Você gostaria de mover informações eletronicamente em vez de imprimi-las e transportá-las fisicamente?
 - Com que freqüência os funcionários precisam acessar documentos compartilhados?
 
Metodologia de Comunicação
- Você vê algum valor na comunicação mais direta com os fornecedores?
 - Como é a utilização do email na empresa?
 - Como a Internet é usada?
 
Gerenciamento de Contatos com Clientes
- Atualmente, como você gerencia os contatos com os clientes potenciais?
 - Quais informações você registra?
 - Que ferramentas você usa para acompanhar as atividades de serviços aos clientes?
 - Você realiza atividades de serviço que precisam ser acompanhadas e cobradas?
 
Marketing e Relações Públicas
- Como você se apresenta a seus clientes potenciais?
 - Como você usa tecnologia para melhorar o marketing?
 
Continuidade dos Negócios e Recuperação de Desastres
- Existe um plano de recuperação de desastres? (Se sim, enviar cópia) Você já considerou como lidaria com um desastre?
 - Você atualiza seu plano de recuperação ou realiza exercícios práticos regularmente?
 - A cobertura de seu seguro foi revisada para garantir que seja adequada e completa?
 
Presença na Internet
- Existe um site atualmente?
 - Se não, isso já foi considerado?
 - Se existir, quais são os objetivos do site?
 - Você já recebeu algum comentário público ou de clientes em relação ao site?
 
Avaliação Tecnológica - Examinar a Tecnologia Existente
Aplicativos Comerciais
- O que você usa como principal software de aplicativo comercial?
 - Existem contratos de manutenção para os aplicativos comerciais?
 - Existem processos comerciais aos quais seus aplicativos atuais não atendem?
 - Você gostaria de discutir o desenvolvimento de uma solução para atender especificamente aos processos comerciais problemáticos?
 
Infra-estrutura de Rede
- A velocidade atual da rede é adequada?
 
Conectividade, Internet e Email
- Qual é seu provedor atual de conectividade com a Internet?
 - Qual é o tipo e a velocidade da conexão?
 - O uso da Internet é essencial para sua empresa?
 - Você usa programas de mensagens instantâneas interna e/ou externamente?
 - São necessárias caixas de email em grupo? Existem grupos de funcionários para distribuição?
 - Quem hospeda seus emails?
 - Quem controla ou hospeda seus registros DNS de nomes de domínio públicos?
 
Conexão Sem Fio
- Existe uma rede sem fio no momento?
 - Se existir, ela atende aos seus requisitos?
 - Qual é seu provedor atual de serviços de celular ou dispositivos móveis?
 - Que tipos de dispositivos móveis seus funcionários usam atualmente?
 - Você assina dados móveis?
 - Você gostaria de discutir a possibilidade de usar dispositivos móveis para aumentar a produtividade?
 
Armazenamento de Rede
- Onde são armazenados seus dados?
 - Quem tem acesso aos arquivos?
 - Quanto espaço em disco rígido você usa no momento e quanto usou no último ano?
 - Por quanto tempo é necessário que os dados fiquem online?
 
Energia
- Com que freqüência você tem problemas de energia? Se já houve algum problema, quando foi o último incidente?
 - Existe alguma proteção de energia em uso atualmente?
 - Você é capaz de lidar com uma longa interrupção no fornecimento de energia?
 
Telefonia
- Você está familiarizado com a Telefonia IP? Que vantagens ela oferece para empresas como a sua?
 - Descreva o destino de suas chamadas telefônicas recebidas/enviadas típicas.
 
Examinar Diretivas/Processos de Tecnologia
Gerenciamento de Tecnologia
- Você precisa ser capaz de gerenciar o servidor de fora do escritório?
 - O que acontece quando você está de férias?
 - Os usuários têm permissão para instalar software e configurar seus próprios computadores?
 
Segurança
- Existem informações em dispositivos, como laptops ou PDAs, cuja perda prejudicaria sua empresa?
 
Backup
- Como você protege os dados em estações de trabalho locais?
 - Como é o processo de backup atual? Quando é feito o backup dos dados e onde os backups são armazenados?
 - De quais arquivos é feito backup e de quais arquivos ele DEVERIA ser feito?
 
Monitoramento e Manutenção Proativa
- Como é o processo de manutenção e monitoramento da rede?
 - Seus parceiros de tecnologia oferecem suporte remoto? Quais ferramentas eles usam?
 - Qual seria o valor de um programa de manutenção agendada de seus PCs? De dispositivos de rede?
 
Gerenciamento de Patches e Service Packs
- Quem é responsável pelo monitoramento e pela aplicação de patches e service packs?
 - Os firewalls e roteadores foram atualizados para o firmware mais recente?
 
Armazenamento de dados
- Existem limites de armazenamento para cada usuário?
 - É necessário compartilhar dados entre usuários?
 
Armazenamento de Email
- Qual é o armazenamento máximo a ser permitido por caixa de correio?
 - Por quanto tempo os emails devem ser retidos?
 
Acesso Remoto
- Os funcionários precisam acessar recursos da empresa de suas residências ou de fora da rede? Quais são os recursos de que eles precisam?
 - A produtividade melhoraria com um acesso maior? Qual seria o impacto sobre a empresa?
 
Treinamento
- Como os funcionários são treinados em novos aplicativos e tecnologia?
 - Como o treinamento contínuo em tecnologia é realizado?
 
Suporte
- Como os funcionários solicitam suporte técnico?
 - Como os problemas são resolvidos?
 - Quem é responsável pelo suporte técnico?
 
Ativos de Tecnologia
- Como você controla os ativos de tecnologia?
 - Como você controla os ativos de software?
 
Política de Uso Aceitável
- Existe uma política de uso aceitável? (Se sim, enviar cópia)
 - Como você garante que os funcionários estejam cientes da política de uso aceitável?
 
Política de Segurança
- Existe uma política de segurança? (Se sim, enviar cópia)
 - Como você garante que os funcionários estejam cientes da política de segurança?
 
Veja também
| 
          | 
      
          Renato Monteiro Batista 
         Engenheiro de Computaçãohttps://renato.ovh  | 
      
          
       |