Realizando o scrap dos dados de uma página para o Excel usando Microsoft Power Automate
RPA
Robotic Process Automation (RPA) é uma sigla que designa a tecnologia que usa robôs de software para repetir tarefas automatizadas, repetitivas e que podem ser reduzidas a um conjunto de regras.
Microsoft Power Automate
Clique em novo fluxo, atribua um nome e clique em criar.
No menu de ações, adicionar uma ação iniciar novo navegador, podendo ser escolhido o navegador da sua preferência. Atribua a url. ser acessada.
Clique no botão de gravação, ao entrar no modo de gravação acesse a url desejada. Em seguida vá clicando com o botão direito nos campos que deseja extrair os dados, repita os passos para mais de um registro e normalmente o Power Automate já passa a identificar os campos a partir do segundo registro.
No link para a próxima página de resultados, clicar com o botão direito e defina o elemento como paginador. Ao final dos passos clique no botão concluído.
Ao retornar para a tela do fluxo main, clique duas vezes na variável OutputData, vamos modificar o modo de armazenamento de variável para Planilha do Excel.
No menu de ações vamos incluir a ação Salvar o Excel. Clicando duas vezes na variável ExcelInstance dessa ação recém adicionada vamos alterar o modo salvar para Salvar documento como, formato Excel, escolher o caminho e nome do arquivo que será criado com as informações.
Como último passo opcional podemos adicionar uma ação para fechar o excel e o navegador.
Ao fim dos passos, salvar o projeto e depois verificar o funcionamento clicando no botão Executar (símbolo de play ▶️).
Renato Monteiro Batista
Engenheiro de Computaçãohttps://renato.ovh |