Todos os ícones da área de trabalho sumiram no Windows 10
Causa provável
Este problema ocorre comumente quando ocorre o desligamento do computador durante a instalação de atualizações do windows. Sendo comum em notebooks cuja vida útil da bateria já está desgastada e por algum motivo o usuário desconectou da tomada sem saber que havia uma atualização em andamento.
Diagnóstico
A solução descrita nesse artigo se aplica quando:
- É possível observar que os arquivos do usuário continuam no disco na pasta C:\Users\[usuario]
- Existe uma pasta temporária no diretório de dados dos usuários (C:\Users)
- Ao verificar o perfil do usuário do windows constatar que o login foi feito com um perfil temporário.
Solução A - Reiniciar o computador 5 vezes
Nossa primeira recomendação nesses casos é que o computador seja reinicializado por completo 5 (cinco) vezes.
Solução B - Alteração do registro
Caso o procedimento de reiniciar o computador cinco vezes não resolva o problema, será necessário realizar as seguintes alterações no registro:
- Abra o editor de registros
regedit
- Localize a chave
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList
-
Localize a UUID do usuário corrompido, para visualizar o UUID do usuário, execute no prompt de comando:
wmic useraccount where name='<USERNAME>' get sid
- Verifique se o usuário corrompido possui duas chaves de registro, sendo uma
S-X-X-XX-UUID
e outraS-X-X-XX-UUID.bak
terminada em .bak. - Exporte um arquivo .reg com os dados do registro antes de fazer qualquer alteração, para fins de backup.
- Poderá se observar que a chave com o uuid do usuário terá o valor
ProfileImagePath
apontando para o diretório TEMP ao passo que a chave terminada em .bak estará com o caminho correto do diretório do usuário. - Renomeie a chave terminada em UUID para outro nome e renomeie a chave terminada em .bak removendo a terminação .bak.
- Reinicie o computador
Executados os procedimentos acima o perfil deverá estar corrigido com todos os dados do usuário de volta.
Solução C - Criar um novo usuário
Se nenhum dos métodos anteriores resolveu seu problema será necessário criar um novo usuário, isto pode ser feito a partir do painel de controle ou gerenciamento do computador.
Após criado o novo usuário é necessário copiar todos os dados do usuário, normalmente armazenados na pasta C:\Users\NomeDoUsuario
para a pasta do novo usuário. Lembre-se de verificar por arquivos importantes em todas os subdiretórios tais como Documentos
, Downloads
, Imagens
, Vídeos
, Área de Trabalho
, etc.
Alguns programas, certificados digitais e outros itens podem precisar ser reinstalados nesses casos.
Renato Monteiro Batista
Engenheiro de Computaçãohttps://renato.ovh |