Todos os ícones da área de trabalho sumiram no Windows 10

Causa provável

Este problema ocorre comumente quando ocorre o desligamento do computador durante a instalação de atualizações do windows. Sendo comum em notebooks cuja vida útil da bateria já está desgastada e por algum motivo o usuário desconectou da tomada sem saber que havia uma atualização em andamento.

Diagnóstico

A solução descrita nesse artigo se aplica quando:

  • É possível observar que os arquivos do usuário continuam no disco na pasta C:\Users\[usuario]
  • Existe uma pasta temporária no diretório de dados dos usuários (C:\Users)
  • Ao verificar o perfil do usuário do windows constatar que o login foi feito com um perfil temporário.

Solução A - Reiniciar o computador 5 vezes

Nossa primeira recomendação nesses casos é que o computador seja reinicializado por completo 5 (cinco) vezes.

Solução B - Alteração do registro

Caso o procedimento de reiniciar o computador cinco vezes não resolva o problema, será necessário realizar as seguintes alterações no registro:

  • Abra o editor de registros regedit
  • Localize a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList
  • Localize a UUID do usuário corrompido, para visualizar o UUID do usuário, execute no prompt de comando:

      wmic useraccount where name='<USERNAME>' get sid
    
  • Verifique se o usuário corrompido possui duas chaves de registro, sendo uma S-X-X-XX-UUID e outra S-X-X-XX-UUID.bak terminada em .bak.
  • Exporte um arquivo .reg com os dados do registro antes de fazer qualquer alteração, para fins de backup.
  • Poderá se observar que a chave com o uuid do usuário terá o valor ProfileImagePath apontando para o diretório TEMP ao passo que a chave terminada em .bak estará com o caminho correto do diretório do usuário.
  • Renomeie a chave terminada em UUID para outro nome e renomeie a chave terminada em .bak removendo a terminação .bak.
  • Reinicie o computador

Executados os procedimentos acima o perfil deverá estar corrigido com todos os dados do usuário de volta.

Solução C - Criar um novo usuário

Se nenhum dos métodos anteriores resolveu seu problema será necessário criar um novo usuário, isto pode ser feito a partir do painel de controle ou gerenciamento do computador.

Após criado o novo usuário é necessário copiar todos os dados do usuário, normalmente armazenados na pasta C:\Users\NomeDoUsuario para a pasta do novo usuário. Lembre-se de verificar por arquivos importantes em todas os subdiretórios tais como Documentos, Downloads, Imagens, Vídeos, Área de Trabalho, etc.

Alguns programas, certificados digitais e outros itens podem precisar ser reinstalados nesses casos.

Renato Monteiro Batista
Renato Monteiro Batista
Engenheiro de Computação
https://renato.ovh
    
Renato Monteiro Batista

resultados encontrados ""

    Nenhum resultado encontrado ""